Ser ou não ser... Eis a questão
A avaliação final do ano escolar 2013 /2014 do Salvador só nos foi entregue - por motivos que não interessam nada para este blog – na passada 2ª feira.
Sentei-me no sofá, depois de jantar, junto ao Salvador, a ler cuidadosa e detalhadamente a avaliação dos 7 professores / educadores de 8 das atividades dele (já tínhamos tido reunião com a terapeuta da fala…).
Eis quando me deparo com as observações da avaliação de Expressão / Educação Musical. Ponto a ponto , que é como quem diz, frase a frase:
- «O Salvador adora as aulas de música.» - Nada de novo para quem quer ser rockista;
- «Está sempre pronto a ajudar os colegas nas aulas.» - Felizmente que assim é e também não constitui grande novidade;
- «É uma criança muito responsável na sua função de “ajudante” do professor.» - Como foi que disse??? Responsável e ajudante, na mesma frase, e com respeito ao meu Filho????
- «Adora explorar os instrumentos tentando perceber como eles tocam.» - Que o digam os que ele já tentou desmontar… Mas sim, é muito curioso nesse sentido;
- «Adora canções com gestos.» - E, quando elas não os têm, saem à Mãe: inventa-os. Ficaram bem famosas as coreografias que eu e as minhas colegas de casa inventávamos no bar «Carocha»…. Ai, esperem, que isto não era para se dizer e muito menos aqui.
Em suma: não sabia que ele era responsável a ponto de ser ajudante de professor. Se andasse numa Universidade, seria um assistente.
Resolvi explorar.
- Oh, Pai – começo– Já leste o que o professor Daniel escreveu do Salvador?
- Não – responde o Pai – o que foi que ele disse?
Entretanto, o Salvador fingia – e mal – que não estava a seguir a conversa.
- Diz aqui que ele ajuda os amigos e que é o ajudante do professor…
- Filho, diz lá ao Pai e à Mãe: é verdade?
- O quê? – Pergunta ele ao Pai, fingindo-se de desentendido…
- Que és o ajudante do professor de música?
- Não… - responde de forma displicente.
- Salvador – insisto eu – não como, se está aqui escrito?
- Ah é??
- Siimmm….
- Então, se calhar sou mesmo, se está aí escrito… É porque sou mesmo.
Que modéstia, esta criança…